Découpage

by

A découpage é uma técnica fascinante. Para executá-la, imaginemos numa caixa de madeira já pintada, basta tem um papel ou guardanapo com figuras interessantes. E uma boa cola. Existem inúmeros tipos de papel para découpage e com várias imagens e personagens. Uma novidade que surgiu nos últimos anos foi a utilização de guardanapos importadas da Alemanha. São fáceis de aplicar e se incorporam ao trabalho, dando muitas vezes a ideia de pintura mesmo. Se você aprecia esta técnica, confira abaixo dicas e sugestões de compras de Artigos em Découpage.

O que é découpage?

A técnica de découpage consiste em recortar e colar, ou seja, é a arte de revestir com gravuras as superfícies de objetos como madeira, metal, vidro e tecido. É uma técnica antiga, porém continua a ser utilizada, por ser versátil e divertida.

Como deve ser a tinta para découpage?

As tintas, com base acrílica, podem ser aplicadas com pincel ou rolinho de espuma. Elas oferecem acabamento fosco, alta cobertura e poder de nivelamento para preparação da superfície para receber pinturas, colagens ou pátinas. Geralmente, possuem secagem rápida e são solúveis em água. Após a secagem, podem ser lixadas com lixas finas para massa.

Existem papéis especiais para a découpage?

Sim. Normalmente, os papéis destinados à esta técnica possuem dois tamanhos: A5 (15x21cm) e A4 (21x30cm). Os desenhos também são planejados de forma a aproveitar o total da área impressa e oferecem várias possibilidades de recortes apresentando barras, centros e cantoneiras. As barras adesivas acompanham o estilo dos papéis.