Toner

by

Vamos entender mais sobre o toner?

Mas o que é toner?

O toner é um pó complexo que uma impressora laser utiliza para formar uma imagem. Impressoras laser e copiadoras laser fazem o pó de toner fixar no papel, para formar a imagem que você quer, somente como um passo final, quando então a imagem do toner é fundida no papel. O que começou como um pó, em seguida passa a ser um fluido e termina como um sólido: o toner impresso em sua página de papel.

Se você é maluco o suficiente para chamar a si mesmo Doutor Toner, você provavelmente vai gastar um monte de tempo respondendo a perguntas sobre toner. Muitas vezes me perguntam se o toner para uma determinada impressora laser pode ser utilizado em outra impressora laser de outro modelo e fabricante. Francamente, é um milagre que um toner irá funcionar em todos modelos, mesmo em sua própria impressora, e muito menos em uma outra máquina que não foi projetado especificamente para trabalhar. Toners simplesmente não surgem por acaso. Como os automóveis, eles são projetados até os últimos detalhes. E como vamos ver à seguir, sobre o toner, as partes estão ficando cada vez menores.

Toda vez que você imprime uma página com a sua impressora laser, o toner anda em uma corda bamba . Uma longa lista de compromissos técnicos que os designers da impressora laser implementaram devem ser seguidos.

Toner em nível químico de ser

O Toner no nível químico é uma mistura de resinas plásticas, pigmentos para colorir e outros ingredientes necessários para fazer essas resinas e cores reagirem ao bombardeio eletrostático de uma impressora laser.

Estas resinas dão a capacidade do toner ser um pó fino que tem a capacidade de derreter a uma temperatura relativamente baixa, para então, formar um plástico permanente e sólido capaz de obter ligação com as fibras de papel.

Não há mérito para adivinhar que os pigmentos de coloração dão ao toner sua cor. Até recentemente, quando as impressoras laser coloridas foram inventadas, a cor impressa pelo toner era sempre preto, mas agora estamos nos familiarizando cada vez mais com com toner ciano, toner magenta e toner amarelo. No caso do toner magnético, o ingrediente principal é normalmente óxido de ferro. Um coquetel complexo de agentes de controle de carga elétrica também é misturado para ajudar as partículas de toner responderem corretamente ao furacão eletrostático dentro da impressora.

E assim ficamos conhecendo um pouco mais sobre este tipo de tinta que atualmente é muito utilizado nas impressoras laser. Assim como na arte, outras áreas de nossa vida re-inventam a forma de ser e produzir resultados. Há arte na tecnologia assim como há tecnologia na arte, e a tinta é uma tecnologia bem remota, que remete aos homens das cavernas que já, mesmo que grotescamente, pintavam nas “paredes”.